cabeçalho

07 julho 2011

TORTA FACIL DE GELÉIA



Ingredientes:
xic. medida 240ml
1 ½ xic. (chá) de farinha de trigo
½ xic. (chá) de fubá
2 col. (chá) de fermento em pó
½ col. (chá) de sal
9 col. (sopa) de  manteiga em temp. ambiente (usei 4 ½ de margarina comum e dispensei o sal)
½ copo de açúcar granulado (usei ½ xic. de açúcar de confeiteiro)
1 ovo grande inteiro
1 gema (reserve a clara)
1/8 de col. (chá) de essência de baunilha
1 ¾ xic. (chá) de geléia, sabor de sua preferência (usei sabor amora)
2 col. (sopa) de açúcar cristal ou granulado (usei 1 col. de açúcar de confeiteiro)


Modo de Preparo:
Em uma tigela pequena, misture a farinha, o fubá, o fermento e o sal. Em uma batedeira, misture a manteiga e o açúcar até ficar homogêneo. Adicione o ovo e a gema juntamente com o extrato de baunilha (reserve a clara). Aos poucos adicione a mistura de secos no creme de manteiga e mexa até os secos ficarem todos incorporados (eu misturo tudo em uma tigela com exceção da manteiga, vou adicionando as colheres de manteiga aos poucos e sovando a massa até dar o ponto e virar uma bola).
Reserve 1/3 da massa, envolva em filme plástico e coloque na geladeira até a hora em que for precisar, em superfície enfarinhada abra o restante da massa e cubra o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível, (eu abro a massa com o auxílio de um rolo entre dois sacos plásticos, não precisa enfarinhar, facilita e não suja muito), leve a fôrma coberta com a  massa à geladeira para refrigerar por pelo menos 1 hora.
Preaqueça o forno 190º C. Espalhe a geléia sobre a massa da fôrma. Corte a massa embrulhada reservada que estava na geladeira em círculos pequenos e vá cobrindo a geléia do recheio (como se fossem escamas de peixe), eu preferi abrir a tampa da torta com o rolo e cortar florzinhas com cortador de biscoitos ( a decoração fica à seu gosto), feche bem a torta, não deixando o recheio aparecer. Bata a clara com 2 col. de sopa de água até espumar e pincele a torta, polvilhe com 2 col. de sopa de açúcar cristal ou granulado e leva ao forno até que a crosta doure, aprox. 25'. Deixe esfriar completamente para desenformar, bom apetite ♥

Achei esta maravilha no site

3 comentários:

Sílvia disse...

Nossa essa torta tem uma aparência ótima vou testa-la.

http://artesdesilvia@blogspot.com

Unknown disse...

Essa torta é muito fácil e combina perfeitamente com o preparo para geleia que to sorteando lá no blog, passá lá e participa!
bjs
www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com

Grisalheieagora disse...

Vi seu perfil Na página Assuntos de Mulher,e aqui estou seguindo.Adorei seu espaço.
,,meus bloginhos são dois,,um de decor e outro de beleza:Visite e sinta-se a vontade para seguir http://gislanepimentel.blogspot.com/ http://gdecoredesign.blogspot.com/ bjs