cabeçalho

06 novembro 2010

BOLO ALPINO


Receita de Bolo alpino
Tempo  45min (+30 min de geladeira)
Rendimento 14 Porções
Dificuldade Médio

Ingredientes
5 ovos (claras e gemas separaradas)
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de óleo
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de água morna
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Margarina para untar

Creme alpino

1 lata de creme de leite
1 lata de doce de leite
1 xícara (chá) de chocolate em pó
300g de chocolate meio amargo (derretido em banho-maria)
1 cálice de rum
1 xícara (chá) de nozes picadas (reserve um pouco para colocar na massa)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Creme Ganache

500g de chocolate em barra ao leite
2 colheres (sopa) de conhaque
500g de creme de leite
Calda com rum para umedecer o bolo
Cerejas, nozes e suspirinhos para decorar


Modo de Preparo

Bata no liquidificador as gemas, o açúcar, o óleo e o chocolate em pó dissolvido na água morna. Coloque em tigela a farinha e o fermento peneirados juntos e misture o creme batido no liquidificador. Bata as claras em neve e junte à mistura. Coloque em assadeira redonda de 26cm de diâmetro untada e leve ao forno por 35 minutos. Espere esfriar e desenforme. Bata na batedeira o creme de leite e o doce de leite. Junte o chocolate em pó, o chocolate derretido, o rum, as nozes e a essência de baunilha e leve ao fogo em banho-maria, até dissolver. Deixe na geladeira para esfriar. Para o creme ganache, pique o chocolate, junte os outros ingredientes e leve ao fogo em banho-maria até derreter. Retire do fogo e espere esfriar. Deixe gelar  por 30 minutos e bata em batedeira. Para montar, desenforme o bolo, corte ao meio e regue com metade da calda e recheie com o creme alpino. Cubra com a outra metade do bolo de chocolate, regue com a calda restante e finalize com o creme ganache. Decore com cerejas, nozes e suspirinhos.

Recebi esta receitinha do grupo   a cozinheira

3 comentários:

Ideia Substancial disse...

Hmmmmmmmmm que dílisss que fome...Vou pegar a receita e dar pra minha mãe fazer pq eu sou um perigo na cozinha hahahah...
Ah fiz uma homenagem para minhas seguidoras amadas lá no blog, espero q vc goste. Bjoooooooo

Del Rodrigues disse...

Nossa amiga seu blog é um perigo, tem tanta coisa gostosa....dá vontade de fazer e comer tudo! Esse bolo de chocolate ...que delícia! E o pessoal aqui de casa adora chocolate! Ah! Fiz o creme cracker e o pudim/bolo de laranja para lanche e foi aprovado por todos!Estava muito bom! Valeu pela ajuda! Copiei esta receita para tentar fazer outro dia ...verei se acerto! Ah! Como vc não tem selinho de linke-me peguei sua bonequinha com seu nome e postei na barrinha lateral do meu blog para fazer uma propaganda de seu blog. O que é bom precisa ser compartilhado...Beijocas e uma semana de Paz e Luz para vc e sua família.

aninha disse...

Amiga tenho uma duvida legal. não gosto da idéia de preparar bolo com óleo. gostaria de saber porque o oleo e não a manteiga? eu posso trocar? em que quantidade? Gostaria muito de tira essa duvida. caso queira me responder pode ser aqui pois sepre estou por aqui ou aninhagvanderley@yahoo.com.br. Valeu amiga.