cabeçalho

01 outubro 2012

Hipertensão - Comer com saúde !!!



Receitas para controlar a hipertensão.

Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 16,8 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão. Se você é uma delas, praticar atividade física moderada, ingerir bastante líquido, especialmente água, e, principalmente, restringir os alimentos ricos em sal e gorduras são atitudes que ajudam a controlar a pressão, diminuindo ainda outros fatores de riscos para as doenças cardiovasculares, afirma a nefrologista Sara Krasiliu, do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Prepare um cardápio apetitoso e saudável
- O que e quanto consumir:
 Doces: não são proibidos, mas permitidos em pouca quantidade (o equivalente a 1 colher de sopa, no máximo, cinco vezes por semana). Prefira os menos calóricos, como compotas ou geleias.
 Leguminosas, legumes e verduras: as primeiras (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja e fava) podem ser consumidas quatro vezes por semana (1/2 xícara de chá por porção). Os demais devem estar no cardápio diariamente, de quatro a cinco porções, cada uma delas equivalente a 1 xícara (chá) do vegetal cru ou ½ xícara dele cozido.
 Óleos: as melhores opções são azeite, oleo de girassol e canola. Consuma 3 colheres (chá) por dia.
 Lácteos: queijos magros, iogurtes e leite desnatados são permitidos três vezes ao dia.
 Oleaginosas: nozes e castanhas devem ser consumidas moderadamente (duas vezes por semana, no máximo. Porção: 1/3 de xícara de chá).
 Frutas: não esqueça delas. Quatro porções ou 720 ml de suco ao longo do dia. As ideais: acerola, laranja, caju, maracujá, abacaxi, melão, mamãe, morango e banana.
 Carnes: duas porções pequenas por dia de peito de frango, carne bovina magra ou file de peixe. Prepare-as assadas ou grelhadas. Evite as defumadas e salgadas, assim como os embutidos (salsicha, linguiça, salame, bacon e presunto).
 Cereais: indicam-se quatro porções por dia (cada uma o equivalente a ½ xícara de chá). Valem arroz integral, farelo de trigo e aveia.
 Sal: não coma mais de 2 colheres (chá) rasas por dia. Evite molhos de soja, temperos prontos e caldos em tabletes. Experimente temperar os alimentos suco de limão. 
  Tenha uma vida mais saudável
Reduza a ingestão de sódio, minimizando a adição de sal na preparação dos alimentos (substitua-o por especiarias ou ervas aromáticas). Consuma pouco alimentos processados e industrializados (enlatados).
Aumente o consumo de alimentos ricos em potássio (leguminosas, aveia, soja, tomate, cenoura, couve, espinafre, laranja, figo, banana, abacaxi e batata).
- Procure manter um peso saudável
 - Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
 Evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos.
 O fumo também é um agravador do aumento da pressão. Evite fumar.
 Exercícios: para quem quer baixar a pressão ou mantê-la em níveis normais, dedicar algumas horas por semana para a prática de exercícios físicos é um santo remédio. Segundo o fisiologista Carlos Eduardo Negrão, do Instituto do Coração, em São Paulo, “As pessoas com hipertensão moderada podem manter o controle só com essa atividade. Mas não pode ser qualquer exercício. Os mais eficazes são os aeróbicos, como caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar.” Agora é a sua vez: use a alimentação e a atividade física a seu favor e jogue a pressão para baixo!
Cardápio do bem
 Suflê de chuchu               
 3 chuchus descascados e picados
2 ovos
1 colher (sopa) de azeite extra virgem
½ xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de maisena
4 colheres (sopa) de queijo branco picado
½ cebola ralada
1 colher (sopa) de salsinha picada
 Tempere o chuchu com o azeite e a cebola e deixe cozinhar só com o vapor em fogo brando. Quando estiver bem macio,  junte a salsinha e misture. Retire do fogo e coloque num pirex untado com um pouquinho de azeite. Junte os ovos batidos, a maisena dissolvida no leite e o queijo branco. Espalhe sobre o chuchu. Leve ao forno em temperatura média para gratinar.
 Frango de panela                                       
 4 coxas com sobrecoxas sem pele
1 cabeça de alho amassada
2 colheres (sopa) de margarina de milho sem sal
1 xícara (chá) de vinho tinto seco
1 xicara (chá) de água
1 colher (chá) de gengibre picado
1 colher (sopa) de hortelã seca
1 xícara de cebola ralada
 Numa panela, coloque a margarina, o alho e a cebola. Frite bem. Acrescente o frango, um pouco de água e mexa bem. Junte o vinho, o restante da água e o gengibre. Deixe o frango cozinhar bem. Antes de servir, salpique a hortelã. Sirva com arroz branco.

FONTE:

MdeMulher (none)

6 comentários:

Sabor no Prato disse...

Ótimas informações!!

Boa semana. Fabiana.

Blog Talento Feminino disse...

Adorei o post, isso de hipertensão é muito importante mesmo, estou fazendo um trabalho pra escola sobre isso, e esse post me ajudou bastante.

http://talento-feminino.blogspot.com.br/

Lu Westphal disse...

tem q se cuidar mesmo né?
hiperrtensao nao é brincadeira.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Patricia P. Galis disse...

Adorei as dicas e do sufle.

Convido gentilmente a conhecer as novidades do blog Cafe entre Amigos, creio que vai gostar e quem sabe participar, fique na paz.
http://www.cafeentreamigos.com/2012/09/convido-todos-seguidores-para-lerem-as.html

María Jesús disse...

Bien está saber sobre el tema......

Unknown disse...

Amei o post e lógico ja estou por aqui tbm.
Ane..
http://garotaenfeitada.blogspot.com.br/