cabeçalho

21 dezembro 2010

Receita de Como Fazer Feijão

Ingredientes

  • 500g de feijão
  • 1,5l de água
  • Sal a gosto
  • Linguiça calabresa a gosto
  • Bacon a gosto
  • 01 cebola média
  • 04 dentes de alho
Receita de feijão. Tem prato mais presente na casa do brasileiro? Na companhia do arroz então é imbatível! E o que é melhor: o consumo em quantidades de média a alta de feijão está sendo associado a diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias (Fonte: Wikipedia).
Muita gente ainda sente dificuldade na hora de fazer feijão, principalmente pela necessidade de usar a temida panela de pressão (que realmente não é fácil). Mas vamos desmistificar este preparo:
Receita de Como Fazer Feijão
É sempre bom lembrar que embora não haja grandes alterações, essa receita de feijão segue uma regra geral. Dependendo do tipo e qualidade do grão um ou outro passo pode mudar, como por exemplo o tempo que vai demorar a cozinhar. Peça dicas a cozinheiras da sua família sobre qual marca/tipo de feijão da sua região rende um bom caldo.
Vamos lá:
1. Pegue o pacote de feijão (500g). Despeje sobre uma mesa e remova as pedrinhas e grãos irregulares, estranhos etc.
2. Lave bem por pelo menos 3 vezes. Ou seja: lave e escorra repetidamente. O mais correto é deixar o feijão de molho num recipiente com água (com algumas gotinhas de limão ou soro de iogurte) de um dia para o outro (deixar os grãos de molho garante um prato mais nutritivo e a redução de algumas substâncias que podem ser nocivas ao nosso organismo).
3. A panela de pressão mais comum é a de 4,5l. Acrescente 2 litros de água e o feijão. Tenha sempre atenção para não encher demais a panela. Deixe cozinhar de 30 a 40 minutos (após começar a chiar). Desligue o fogo. Abra a panela (antes retire a pressão – siga nossas dicas de como usar a panela de pressão, cuidado com acidentes) e confira se está bem cozido. Aí varia de gosto, se você prefere o grão mais ou menos durinho. Caso seja necessário, acrescente água e deixe cozinhar mais um pouco.
4. Caso vá congelar para consumir aos poucos, esta é a hora. Para preservar o sabor, só tempere o que for consumir.
Beleza, o feijão está cozido, agora faremos o caldo
Aqueça o azeite numa panela, acrescente a cebola e o alho (picadinhos) para reforgar. Acrescente o bacon e a linguiça cortados em pedaços ao seu gosto.
Agora é só juntar tudo ao feijão na panela. Misture suavemente e deixe cozinhar um pouco em fogo baixo na panela de pressão se tampa mesmo. O ponto de sal fica ao seu critério. Comece com uma colher de sopa rasa de sal. Uma ou duas folhinhas de louro também dão um toque especial.

Receita de Como Fazer Feijão

6 comentários:

eliza disse...

OLÁ MIGUXA CHRIS, AGRADEÇO SUA VISITINHA.NOSSA MIGUXA, NÃO DÁ PARA VISITAR MUITO SEU BLOG........ENGORDA SÓ DE OLHAR OS KITUTES KKKKKKKKK
SABE O QUE EU COLOCO PARA AMACIAR O FEIJÃO? UMA PITADINHA DE PÓ ROYAL
AQUELE DE FAZER BOLO. AMOLECE RÁPIDO O FEIJÃO QUE NÃO DEU TEMPO DE FICAR DE MOLHO.AMEI SEU CAFOFO.TENHA UM FELIZ NATAL E UM ANO NOVO COM MUITAS REALIZAÇÕES.BJUS

Káthia Marchand disse...

Oieeee ... que legal que foi me visitar, e agora estou aqui retornando o carinho.
Quanta coisa gostosa menina!

Nossa... eu amor culinária, mas, só a parte de comer... hahahahahahahahaha ... a de fazer eu não gosto tanto... rsrsrsrsrsrs


Muitos beijinhos!

Feliz Nataaaaaaaaaaaaaaaaaaallll

Desafio das Estaçoes disse...

Boa noite!!
Estamos convidando você a participar do Desafio de Outono que terá início dia 03 de janeiro e termino dia 21 de março. As inscrições já estão abertas.

O desafio conta com um grupo no msn para que as participantes possam ajudar umas as outras e se conhecerem melhor!!
Ficariamos muito felizes com sua participação!!

Contamos com sua presença!

Equipe, Desafio das Estações.

=D

Jana!!! disse...

Oiii...
Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...

bjos
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Del Rodrigues disse...

Oi Chris, passei por
aqui para
desejar um
Feliz Ano Novo! Passe no meu blog e pegue um selinho que fiz de Ano Novo para as minhas amigas blogueiras.
Eu também fiz o selinho linke-me. Agradeceria se vc postasse no seu blog divulgando.
Mil beijocas. E que possamos em 2011, trocarmos mais atividades e receitas.
Nossa seu cantinho é tudo de bom....gostosoooooo!!!Dá uma fome passar por aqui e ver tanta coisa gostosa...Beijocas e até...
Paz e Luz!

Anônimo disse...

imparato molto