cabeçalho

01 abril 2011

bolo de chocolate amargo



 

 
INGREDIENTES
Massa
400g de chocolate meio amargo picado
150g de manteiga sem sal
150g de açúcar de confeiteiro
5 gemas
1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
5 claras batidas em neve
Calda
200g de chocolate ao leite picado
100ml de creme de leite fresco
20g de manteiga

MODO DE PREPARO
Massa 
Numa panela em banho-maria derreta o chocolate meio amargo, manteiga e açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo. Em uma vasilha coloque as gemas e acrescente 2 colheres (sopa) do chocolate (que acabou de derreter) para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado a farinha de trigo e misture. Adicione as claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima. Numa assadeira retangular untada (32cm x 22cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio preaquecido a 180ºC asse em forno por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. Obs.: o interior deve estar úmido e pouco assado.
Calda 
Numa outra panela em banho-maria derreta o chocolate ao leite, creme de leite e manteiga. Misture bem e mantenha aquecido.
Montagem 
Corte o bolo ainda morno em pedaços individuais e disponha no centro do prato. Cubra com a calda quente de chocolate e sirva em seguida. Se quiser sirva com sorvete de baunilha ou leite.

Reprodução Site Mais Você 

3 comentários:

CRISTAL disse...

Chris, amei esta receita de rabanada assada, olha que meu marido adoraaa, e só fazia frita, só que muita fritura faz mal, mais agora assadas vou faze direto, e ela é rápida e fácil, simplesmente amei, desse jeito só te seguindo mesmo.
Bom final de semana.
Bjs cristalinos

Márcia Regina disse...

Que delícia de bolo. Me deu água na boca.
Ótimo fds pra vc.
Bjs.

Beta Tiossi disse...

Eu vi essa matéria no mais você, que perdição esse bolo!
Estou com a receita anotada para testar! bjs